Caraíva

Caraíva é o lugarejo mais antigo do Brasil, segundo documentos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que você pode conferir no Museu do Descobrimento, em Porto Seguro.

Aqui, viviam diversas tribos indígenas da etnia pataxó, que chamavam Caraíva de Caramimoan, “lugar de peixe e mata” na língua indígena.  Em 1530, chegaram os primeiros portugueses ao local, que pertence à chamada Costa do Descobrimento.

Nos anos de 1920, o local era um próspero povoado com intensa atividade comercial. Havia várias produções familiares na região, as quais produziam cacau, café, piaçava, banana, feijão, farinha, cachaça e outros tipos de produtos, que eram trazidos até a Vila pelos rios e lombos de burros para serem comercializados e enviados, desta vez por barcos, para as cidades litorâneas de Salvador/BA até Aracaju/SE.

Nessa época, a serraria com caldeira a vapor, propriedade de Algeziro Moura, consumia toda a floresta para produzir tábuas, sendo parte da produção exportada e a outra parte consumida pelo estaleiro, na produção de barcos, e tinha o mestre carpinteiro João Ramos como seu principal artífice.

Em 1948, a caldeira explodiu matando o operador, e a serraria encerrou as atividades como o Estaleiro. Os inúmeros trabalhadores e suas famílias tiveram que ir embora, e com o cartório e o telégrafo fechados, a Vila teve uma queda em suas atividades, beirando o abandono até os anos de 1980, quando os primeiros hippies chegaram, atraídos pelas belezas naturais, e então se inicia um novo ciclo de desenvolvimento.

Em poucos anos, a Vila de Caraíva assume uma personalidade turística, e seus poucos 400 habitantes são testemunhas de um crescimento vertiginoso do vilarejo com a construção de pousadas, restaurantes e outros comércios, até os dias atuais.

A travessia do Rio Caraíva é feita em canoas e com constante aumento do fluxo turístico nasce, na outra margem do rio, o bairro de Nova Caraíva, inicialmente constituído por aqueles que vendiam suas propriedades aos recém-chegados e se mudavam para lá. Com o passar do tempo, mais pessoas vinham de outros locais e instalavam seus negócios, criando estrutura para receber turistas.

Um pedacinho do Paraíso 

Adormecer embalado pelo murmurar rouco das ondas do mar. Despertar com a algazarra afinada da passarada. Pisar na terra com os pés descalços e sentir a pura e intensa energia da natureza. Deixar para trás a agitações do cotidiano. Relaxar a mente e o corpo admirando paisagens deslumbrantes do mar azul turquesa, bordado pelo verde dos coqueirais, sentindo o vento morno e suave acariciando o rosto. Vivenciar momentos de paz e tranquilidade num trecho de Mata Atlântica, no extremo Sul da Bahia.

Este pedacinho de paraíso está no Glamping da Mata Caraíva.

Desde 2017, investimos na preservação do meio ambiente, mantendo a saúde da floresta, numa área limpa e saneada em harmonia com a fauna.

A família Glamping da Mata acolhe seus hóspedes com o famoso “abraço de vó” e compartilha seu estilo de vida simples, tranquilo e sustentável.

Mas o que é glamping?

Modelo de hospedagem ainda pouco conhecida no Brasil, o glamping é uma maneira de fazer campismo com conforto. As acomodações são feitas em tendas altas, onde as pessoas se locomovem em pé, e são equipadas com camas, frigobar, televisão e outras mobílias de apoio. Também possui a comodidade de banheiro e cozinha exclusivos.

O conceito é antigo e veio com os nômades, mas se adaptou às exigências do mundo moderno, com o objetivo de proporcionar a conexão entre ser humano e natureza, mantendo a fauna e flora em estado original, que é essencial para o equilíbrio emocional.

Pela etimologia da palavra, glamping significa camping com glamour, o que também é verdadeiro.

Por que escolher
o Glamping da Mata?

Localização

Estamos localizados no centro de Nova Caraíva, à 800 m da travessia do Rio Caraíva para Velha Caraíva. O acesso é fácil e rápido para todas as praias e no entorno há mercados, padarias, restaurantes e muito mais.

ESTRUTURA FUNCIONAL

Oferecemos toda estrutura de apoio aos hóspedes, com água filtrada e de qualidade, ambiente limpo e saneado, rede de energia 220V, Wi-Fi e estacionamento, entre outras comodidades.

ATENDIMENTO PRÓXIMO

O Glamping da Mata recebe cada hóspede com respeito, educação e cordialidade. Não poupamos esforços para que se sintam à vontade e aproveitem ao máximo a estadia.

ÁREA BEM-CUIDADA

Mantemos nossas instalações sempre bem-cuidadas e limpinhas. A organização e a higiene do glamping é um compromisso que levamos muito a sério.

SEGURANÇA

Todo a área do glamping é protegida por muros e cerca viva, com estacionamento privativo e portão elétrico.

Rua da Mata - Nova Caraíva, Distrito de Caraíva, Porto Seguro/BA – CEP: 45.819-000
glampingdamata@gmail.com
+55 (73) 99964.9672
       +55 (73) 99808-3144

Desenvolvido por